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DIGITAL E PESSOAL: ESTRATÉGIAS DE SUCESSO

Por 3 de agosto de 2017 Nenhum Comentário

Ter uma boa equipe e apostar no marketing digital para alavancar as vendas: as tarefas que o varejo precisa desempenhar bem, agora!

Já ouviu falar em Inbound Marketing? Sabe dizer qual é a taxa ROI do seu site? Usou as técnicas de SEO no seu site ou preferiu aderir, apenas, aos Google ADs e Facebook ADs?
Se todos esses termos fazem parte do seu cotidiano ou da equipe de marketing da sua empresa, parabéns! Provavelmente, você já está utilizando o marketing digital para alavancar as vendas ou construir uma boa reputação na rede. Ops, nunca ouviu falar disso? Tome cuidado: o marketing digital veio para ficar e a principal tendência de marketing da atualidade, mesmo para quem opera, apenas, com lojas físicas. As pesquisas confirmam: 82% dos consumidores fazem pesquisas online antes de concluir uma compra, seja ela no varejo digital ou físico. Por isso, o Brasilshop São Paulo 2017 teve um pilar inteiro dedicado às estratégias e ferramentas do marketing digital. E a estrela do momento é o Inbound Marketing, que envolve produção de conteúdo, estratégias e acompanhamento dos leads para conquistar e fidelizar clientes.

O futuro do varejo está online?
Para abordar as estratégias digitais, desde a concepção do e-commerce até o uso das redes para conquistar novos clientes foram tema dos painéis “Loja Digital, a facilidade que o seu cliente quer”, “Marketing Digital”, “Content Marketing e Buyer Persona” e “Inbound Marketing”, reuniram especialistas nas estratégias e cases de grandes marcas, como a Magazine Luiza. Frederico Trajano, presidente da rede, foi um dos palestrantes ao lado de Domenico Massareto, da Publicis. Juntos, destrincharam as estratégias mostrando como os resultados aparecem, sim, desde que as técnicas sejam bem utilizadas. E para falar das técnicas, reunimos André Plais (Raccoon), Angelo Whosoever (Design Brazuca), Cássio Politi (Comunique-se), Gerson Ribeiro (Vitrio Marketing Digital) e Samira Cardoso (Layer Up). “Tentei trazer o senso de urgência para as marcas se digitalizarem, de estarem presentes no online. O mercado online está crescendo numa velocidade muito grande e, discutindo com as pessoas aqui presentes, percebemos que muitas ainda não fazem, não estão na internet, não sabem por onde começar”, esclarece Palis. Ele conta que tentou instigar um pouco esse senso de urgência na plateia, fazê-los ter essa pressa para estar presente e começar a gerar mais resultados. “Estamos construindo juntos o futuro. Precisamos estar juntos, debatendo, discutindo, para conquistar o crescimento num momento tão complicado”, afirma.

Funil de Vendas
Angelo Whosoever acredita que essa contribuição é essencial. “Já conheço a Alshop há muitos anos e, muito do que sei sobre o varejo, aprendi com a própria Alshop. Essa agenda de eventos faz com que cresçamos como profissional” pondera. O proprietário da Design Brazuca afirma que os palestrantes compartilharam o que têm aprendido e tentaram mostrar o “como fazer” para que essas mudanças sejam percebidas pelos varejistas e adaptadas para o cenário atual e individual de cada marca. “Nós trouxemos a nossa visão na área de comunicação para um varejo que muda todos os dias, acontecem coisas novas todos os dias. Então, todos os anos temos coisas diferentes para falar a respeito do nosso setor. E estamos sempre antenados com essas mudanças”, revela.

Samira Cardoso pontua que eventos como o Brasilshop São Paulo 2017 estimulam o conhecimento, trazem as novas tendências e tecnologias e as apresenta para os profissionais, eliminando ruídos e exemplificando os resultados. “O Inbound Marketing, por exemplo, traz a informação de como lidar com o consumidor no momento atual. O consumidor
mudou e, com isso, mudaram o perfil e a jornada de compras. Como conseguimos contato com ele agora? Como nos comunicamos com o consumidor? Foram essas as dúvidas que tentei esclarecer”, pondera.

Preparo indispensável
Mas nem a melhor estratégia é vitoriosa se a equipe de colaboradores não estiver em sinergia com a visão, missão e os valores da empresa. Por isso, nessa edição, o Brasilshop trouxe um painel sobre a Geração de Talentos. Ou seja: como fazer a melhor contratação? Como colocar em prática treinamentos para formação e atualização dos colaboradores? Ter uma equipe homogênea e bem informada é tão importante para as redes quantos as ações comerciais e de marketing. Por isso, o presidente da ABRH, Ricardo Mota, e a diretora do Rei do Mate, Adriana Lima trouxeram os seus insights e considerações sobre o tema. “Dividimos o que fazemos hoje no Rei do Mate na linha de capacitação e treinamento para os franqueados e com a própria equipe interna, como preparar o profissional para o dia a dia”, resume Adriana. Ela comenta que o Brasilshop oportuniza à troca de experiências, pois “todo mundo aprende não só com a teoria mas com a prática de cada empresa e de cada profissional”, acredita.

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