Persistência, foco e inovação são indispensáveis para empreender no Brasil
O brasileiro é um povo empreendedor! E os números confirmam: mesmo em meio à crise econômica e política, o empreendedorismo cresceu 20% em 2016. Mas, como ser um empreendedor de sucesso? Como criar uma marca sólida e realizar bons negócios? Esses foram alguns dos questionamentos que levaram ao pilar “Empreendedorismo e Liderança”, no Brasilshop 2017. Os painéis reuniram André Costa (Marisol), Caito Maia (ChilliBeans), Danilo Assumpção (Grupo Ornatus), Danyelle Van Straten (Depil Action), Fábio Abrahão Akel (Netshoes), Lito Rodriguez (Dry Wash), Luiz Felipe Costa (Billy The Grill), Rodrigo Albuquerque (Petland) e Sérgio Zimerman (Petz), em apresentações inspiradoras e esclarecedoras.
(In)Sucesso
Antes de falar sobre a criação da Petz (antiga Pet Center Marginal), Zimerman comentou sobre um insucesso ocorrido no passado. “Gosto de compartilhar essa história porque é algo importante. Eu tinha uma distribuidora de perfumaria e cosméticos, com 600 funcionários e faturamento de R$ 15 milhões mensais – mesmo assim, quebramos”. Ele continuou dizendo que poderia ficar na cama, deprimido, ou então buscando os culpados pelo insucesso. “Em vez disso, fui para o espelho, refleti sobre onde errei e poderia usar como
matéria prima para novos empreendimentos. Como poderia tentar de novo, sem cometer os erros anteriores”. E deu certo. Caito também contou a história da criação da Chilli Beans, a principal marca do setor no Brasil. Ele afirmou, inclusive, que o país é o único onde a Ray Ban não tem o monopólio do segmento. E tudo começou com os 200 óculos comprados de um camelô na Califórnia! Atualmente, a Chilli Beans tem 844 pontos de venda no Brasil – quase 50% deles quiosques. Erros e acertos também foram abordados nos outros painéis.
Economia Colaborativa
“Eu tentei expor os nossos desafios e, principalmente, trazer algumas soluções. Quem está aqui também busca soluções, pois os problemas já chegam de forma natural. As soluções necessitam da nossa atitude e aqui você sai fortalecido em relação a isso”, acredita Lito Rodriguez, da Dry Wash. No palco, ele falou sobre um case de economia colaborativa, que trouxe melhoria na produtividade e nos resultados. “E o varejo, ao melhorar os resultados, emprega mais e fortalece a economia do país. Uma roda produtiva com ênfase no desenvolvimento, que é o que o Brasil precisa agora e o que temos de oportunidade para realizar num país com 200 milhões de habitantes e um número gigantesco de consumidores que precisam consumir mas, muitas vezes, não consomem por falta de credibilidade na economia e por medo. Isso foi abordado aqui de forma concisa, coerente e prática”, declara. Os palestrantes também destacaram a importância da realização de congressos como o Brasilshop. “Um evento como esse é super importante para o varejo e para os negócios no Brasil. O princípio básico do empreendedor é buscar sempre novas relações e, com isso, novos conhecimentos. Difundir e, ao mesmo tempo, absorver novas e melhores práticas. E é isso que um evento dessa magnitude tem trazido”, pontuou Rodriguez.
Chuchu Beleza
Como diria o poeta Vinícius de Morais, “que me desculpem as feias mas beleza é fundamental”. O título poderia soar como provocação mas não é: o mercado de beleza e bem estar continua em ascensão. Por isso, um painel dedicado a compreender os desejos e necessidades do público feminino tinha que fazer parte desse grande evento. Com a maçante entrada das mulheres no mercado de trabalho, os segmentos de Beleza e Saúde e Acessórios ganharam força e representatividade, e surgiram grandes players prontos para atender aos desejos e necessidades desse público consumidor.
Finalizando o temário, foi a vez de conhecermos toda a trajetória de Marcio Kurumian à frente da Netshoes. A marca, que nasceu de uma loja física no ano 2000, conquistou a internet com uma sucessão de fusões e aquisições. Hoje, é uma das mais importantes do e-commerce em toda a América Latina, com ações negociadas na bolsa de valores de Nova Iorque.