A primeira palestra desta terça, 20, que contará com um dia inteiro repleto de conteúdos relacionados a inovação, transformação digital, os desafios do varejo, benefícios da reforma tributária, entre outros, foi conduzida por Carlos Ferreirinha, consultor de negócios de luxo, sob o tema “inovar é arriscar?”.

O painel contou com a presença de José Carlos Semenzato, fundador da Holding SMZTO, Sergio Zimerman, CEO da Petz, rede brasileira de de pet-shops, e João Apolinário, fundador da Polishop, a maior empresa varejista omnichannel do Brasil.

Semenzato iniciou o bate papo contando sua história de vida, de que maneira iniciou a fundação de suas empresas e ainda buscou incentivar, por meio de seus depoimentos, as pessoas a empreenderem, independente dos riscos do negócio.

“As perguntas que sempre surgem são ‘como que faz para ter sucesso?’. Como se houvesse uma fórmula mágica para isso, mas não há”, comentou o empresário. De acordo com ele, sonhar é o “primeiro ingrediente que leva a realização”. “É importante sonhar grande e depois realizar, porque se existe um grande sonho, você certamente criará um planejamento e uma estratégia para conseguir realizá-lo”, finalizou.

Segundo João Apolinário, para manter a inovação basta “questionar aquilo que já existe”. “Nem sempre a inovação está naquilo que foi desenvolvido por uma mega empresa, então é ideal questionar o que já existe e tentar encontrar algum benefício dentro daquilo”, comentou. Sobre a decisão de ter tornado a Polishop em uma rede omnichannel, o empresário afirmou que foi com o intuito de atender o cliente onde quer que eles estivessem. “Muitos empreendedores afirmam que o cliente é a principal chave do sucesso, que tem que estar com eles sempre, mas não colocam isso em prática”, lembrou.

Já de acordo com Sergio Zimerman que, ao início do painel apresentou algumas inovações para a Petz, como o ‘pet-commerce’, um site no qual, identificando a feição dos animais, o dono saberá qual produto ele mais gostou e será redirecionado automaticamente para o carrinho de compras, afirmou que inovação tem a ver com persistência, que “não tem nada a ver com a palavra chamada insistência que é quando você tenta resultados diferentes, fazendo a mesma coisa”.

Com a persistência, segundo o executivo, “você tenta por um caminho e se não der, tenta por outro”. No meio disso, há a resiliência. “A  cada tentativa mal sucedida o empresário tem que ter a capacidade de lidar com a frustração, entender, com naturalidade, que aquilo foi apenas mais um passo rumo à construção da grande tacada que ele dará”, finalizou Zimerman.

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