Um tema atual no varejo é a transformação digital e dos canais integrados entre o online e o off-line. Jean Carlo Klaumann, executivo da Linx, empresa de software de gestão, destacou os desafios da integração das operações no processo de omnicanalidade.

Hoje 1/4 dos brasileiros já faz compras de produtos ou serviços em lojas online e 31,5% destas vendas são feitas em marketplaces, mas 82,3% dos compradores desistem de fechar a compra. “Há uma oportunidade enorme que envolve o fornecedor e principalmente o tempo de entrega, pois o comprador quer ter o produto no menor tempo possível”, comentou o executivo. 

No Brasil, somente 5% das vendas são feitas online, um dos menores índices do mundo quando comparado com os Estados Unidos (10%) e Alemanha (16%). “Na Índia, onde nem existe código postal, a penetração do online representa 3%”, lembrou Klaumann. No e-commerce do Brasil inteiro, 40% das vendas estão concentradas em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Em média um produto leva quatro dias para ser entregue em São Paulo, em Manaus 14 dias”, disse o executivo. 

Consumidor quer entrega ágil e opção de retirada em loja física

Klaumann destacou ainda a experiência vista em entregas que ocorrem entre China e Estados Unidos e há casos onde o produto chega em apenas 2 dias. “O consumidor brasileiro busca por ‘entrega rápida’ no Google e 75% afirmam que retirariam o produto em loja apenas para evitar o custo da entrega, sendo que 77% pagariam o equivalente a US$ 5 para uma entrega no mesmo dia”, disse o empresário. Ele ainda comentou que um serviço como entrega no mesmo dia ainda são um diferencial, mas já existe em muitos países. 

Como mudar o cenário?

De acordo com Jean Carlo, o ideal é que o varejista faça a perfeita integração entre os canais, de modo que seja possível unir estoque, oferecendo o produto nos marketplaces e no showroom, atuando em todas as frentes. “Não adianta ter apenas uma loja com opção de retirar o produto na loja, é preciso integrar com eficiência para oferecer em todas as unidades para que todo o portfólio esteja disponível para entrega no consumidor ou que ele possa retirar na loja”, explica Klaumann. 

O executivo apresentou cases de integração envolvendo empresas como a Centauro, Hering, Marisa e o recente case da Restoque cujas vendas online cresceram 130,2% no mês de julho deste ano.

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