Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho, as empresas ainda têm muitas dúvidas sobre como se adequar a legislação. Assim, durante o Congresso Nacional Brasilshop 2019, a especialista Clarissa Luz, da Nelson Willians Advogados Associados, conduziu uma palestra sobre o assunto.
“Lembramos que o Brasil é líder em ciberataques na América Latina e o terceiro no mundo e as empresas precisam se adequar pois a lei é benéfica e exige uma mudança de postura”, alertou a especialista. Atualmente há mais de 40 dispositivos legais como o Código de Defesa do Consumidor, o Marco Civil da Internet e agora a LGPD.
“As empresas terão que cuidar de dados armazenados dos seus consumidores e fazê-lo adequadamente com segurança e privacidade”, completou Clarissa. A especialista ainda citou casos de empresas, muitas do varejo, que pagaram multas milionárias após casos sucessivos de vazamento de informações.
“Não é só uma questão de multa e sim de danos à reputação de uma marca”, disse, citando o caso de uma varejista online que perdeu 31% dos acessos no dia seguinte à divulgação de um vazamento de dados sensíveis dos seus clientes.