Uma das últimas palestras do dia foi a do executivo Charles Krell, Vice-Presidente do Grupo Iguatemi de Shopping Centers. O executivo falou da experiência em gestão do Grupo Iguatemi em um cenário de aumento de custos fixos e baixo crescimento. Ele ainda dividiu com os mais de 600 participantes a experiência de administração de 17 centros de compra e os desafios desse cenário.

“Mais do que construir uma empresa de shopping, esta é uma empreitada conjunta e evolutiva, para os empreendedores e para os lojistas”, comentou. Ainda segundo o executivo, “por trás de um mall, existem verdadeiras fábricas, indústrias para movimentar as pessoas em elevadores, escadas rolantes, limpeza de quilômetros de piso diariamente, milhões de litros de água e esgoto, iluminação, paisagismo e uma grande equipe”.

Custos variáveis

O empresário lembrou que conforme a localização e o perfil do empreendimento, os custos variam, algo que as pessoas que querem empreender nem sempre compreendem. “Há diferentes custos e tudo depende dos perfis de shopping center: quantos metros quadrados há de paisagismo, custo das docas, postos de segurança, quantidade de escadas rolantes…. Não há condomínios com custos iguais, pois os contratos são diferentes, e a administração requer controle e talento para fazer acontecer”, disse.

Charles Krell ainda lembrou que os custos dos insumos subiram muito mais que a evolução do PIB desde 2010: “assistência médica dos funcionários, IPTU, limpeza, inflação médica, dissídio, segurança, tudo subiu acima da produção de riquezas do país”.

Sem reajuste

Dos 17 shoppings administrados pelo grupo, 10 não tiveram reajuste de condomínio no último ano e os outros 7 sofreram acréscimo abaixo do índice da inflação, segundo Krell. “Atitudes como a redução de 30% o consumo de água, uso de equipamentos de limpeza autônoma, iluminação em LED que já está na terceira geração, nos leva a consumir menos energia, que ajuda a equacionar esses custos”, lembrou.

Ele ainda encorajou os participantes do Brasilshop a apostar nas ferramentas omnichannel e na integração entre online e off-line. “Aumentem suas vendas mantendo os custos fixos, apostem no pick-up in store, integrem seus canais”, finalizou.

Deixar uma resposta