O terceiro painel do dia no Congresso Brasilshop 2019 foi conduzido por Alexandre Ramalho, diretor da Dentsu Aeges Network. Sob o tema “desafios do varejo diante da transformação digital”, o empresário trouxe inicialmente aos 600 participantes no evento, entre eles empresários, fornecedores e diretores de shoppings, uma retrospectiva do cenário do setor varejista, para demonstrar o quanto o quadro evoluiu quanto ao atendimento do consumidor, porém, o quanto ainda precisa evoluir.
Um dos pontos esclarecidos por Ramalho foi a confusão clara que as pessoas fazem quando o assunto é transformação digital x tecnologia. “A tecnologia é o meio que te conectará com o consumidor, mas não é o meio por onde a transformação digital acontecerá, por essa razão este termo precisa permear em todas as empresas”, comentou.
O diretor ainda apresentou um estudo onde concluiu que a maior parte dos empresários erram ao escolher um caminho adequado para investirem na transformação digital e acabam se prejudicando financeiramente com isso. Segundo Ramalho, há diversas empresas que têm sofrido muito para poder conseguir conversar com o seu consumidor.
Como a transformação digital tem sido um termo crescente nos últimos anos, antes de tomar qualquer decisão, de acordo com o diretor, é importante avaliar se a empresa precisa digitalizar ou não, uma vez que “a transformação digital desafia o modelo de negócio das empresas”, declarou.
Ainda de acordo com Ramalho, há cerca de 10 anos, dois terços das interações com o consumidor eram provocadas pela própria marca, mas atualmente isso mudou, agora são provocadas totalmente pelo consumidor. “Exemplo disso foi que ano passado o segmento de beleza obteve 2 bilhões de views no youtube e somente 2% deste total foi gerado pelas empresas”, finalizou.