Na última palestra do Congresso Brasilshop, o consultor e especialista em mercado de luxo Carlos Ferreirinha destacou as tendências do mercado e o conflito entre o online e o off-line, que, segundo ele, não existe para o consumidor.

“O consumidor não difere mais os canais digital e físico. Não queremos saber se a agência bancária tem área VIP porque não queremos simplesmente ir a uma agência”, comentou Ferreirinha.

Diversidade

Um dos elementos que é tendência é a aposta na diversidade. Segundo Ferreirinha, os empresários do varejo ainda apostam pouco no consumidor de perfil diferente e este novo perfil requer experiências positivas em espaços físicos das lojas. “Temos medo de falar com clientes que tenham o mesmo perfil e isso tem matado marcas pelo mundo afora”, lembrou o consultor.

Mundo instagramável

Quando se discute a questão do “fim das lojas físicas por conta internet”, Carlos Ferrreirinha rebateu essa afirmação. “Vejam o caso Farfetch que nasceu no mundo virtual, vai para o mundo físico e abrirá uma loja no Cidade Matarazzo, projeto que vocês estão acompanhando e que será marcante no cenário do varejo”, disse.

O consultor lembrou que os empresários precisam preparar seus espaços para que os clientes consigam tirar e compartilhar boas fotos nas redes sociais. “Hoje nos restaurantes o garçom precisa ser treinado a usar o smartphone e tirar foto dos clientes. Uma foto mal tirada gera mais reclamação do que a comida”, afirmou.

Entre outros exemplos, Ferreirinha citou ainda a rede de comida saudável Whole Food, localizada nos Estados Unidos. “A rede tem um diretor que se preocupa com absolutamente todos os detalhes, inclusive em definir a posição do rabanete e da cenoura na prateleira”.

Entretenimento e lojas “Pop Up”

O entretenimento é o futuro dos shoppings, na visão de Carlos Ferreirinha. “Os hábitos mudaram e meus espaços precisam ser hubs de clientes, exposições permanentes, apresentações e experiências”. Os espaços precisam também ser colaborativos, para facilitar a troca de experiências, estimulando o consumidor o tempo todo com novas atrações na visão do consultor.

Outra tendência além da experiência nos centros de compra são as marcas que se arriscam em novos mercados e diferentes produtos. Ferreirinha ainda usou como exemplo o novo conceito de lojas da Tiffany, as lojas Pop Up da Hermès que vendem lenços e gravatas além das lavanderias abertas em Paris, as novas lojas conceituais da Gucci, entre outros.

Deixar uma resposta