Varejo e transformação foi o tema tratado no painel comandado por Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail. O executivo, durante toda a sua palestra, reforçou a importância de as empresas se preocuparem com a transformação digital, no entanto, deixou claro que este não é o único meio para alcançar o sucesso.
“O papel da tecnologia foi transformado com o passar do tempo. Ela passa a ter um valor estratégico e as empresas precisam aprender a não repetir erros já cometidos anteriormente ou, principalmente, a não tentarem tudo sozinhas”, comentou. Para o executivo, é ideal que as empresas abram suas culturas para serem mais permeáveis.
“Elas precisam contar com colaborações externas e buscar respostas para os seus problemas. Se houver alguém que possa conseguir as respostas de uma maneira mais rápida e simples, é preciso ir buscar esse alguém”, recomendou. Com a força que a transformação digital está adquirindo, Serrentino pontuou que, aquelas empresas que não buscarem mudanças ficarão definitivamente para trás.
Para o empresário, “é difícil ver alguma empresa do varejo que não se adeque a agenda de transformação durar por muito tempo”, disse. Durante o painel, Serrentino ainda comentou que por mais que as empresas atualmente utilizem como discurso o foco no cliente mas isso não é o suficiente. “É importante focar no cliente, porém, com inteligência”, disse.
O empresário destacou empresas que investiram na experiência do cliente para crescer: “A Sephora era uma loja de perfumes que vendia tudo em um espaço classificado por ordem alfabética e hoje é uma loja de experiência em maquiagem e serviços de limpeza de pele”, disse. Também relembrou cases de empresas como a Best Buy nos EUA e Cacau Show no Brasil.
Além disso, ele ainda declarou que, para obter sucesso em todos os segmentos, principalmente tratando-se de conquistar seus clientes, é necessário que as empresas “comecem a gostar de problemas e esquecer a sensação de que eles são algo negativo”.