O Congresso Brasilshop 2018, realizado pela Alshop no WTC Events Center em São Paulo, reuniu 1200 participantes. Em comum, o desejo de conhecer mais de perto os principais cases do varejo; as inovações tecnológicas que movimentam o setor; as vantagens do sistema de franquias e, claro, o cotidiano dos shopping centers. Foram 18 palestras divididas nos pilares Varejo e Franquias; Empreendedorismo e Liderança; Marketing e Tecnologia e Shopping Centers.

Mesmo com toda a tradição do evento, nessa edição ele teve um cunho bem mais político do que nos anos anteriores. A decisão da entidade em promover o debate está relacionado às Eleições deste ano e, também, ao chamamento ao empresariado em assumir o protagonismo das mudanças urgentes que o país precisa.

Isso ficou evidente já na abertura do Congresso. O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, saudou aos presentes e, em seguida, convidou ao palco o pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin. Em um discurso recebido como entusiasmado, Alckmin ressaltou a desproporção entre a máquina governamental e o meio privado. Em custos e eficiência. E enfatizou a vantagem da experiência administrativa que possui para consertar este desequilíbrio.

Em seguida o empresário Sergio Zimerman, CEO da Petz, dividiu o palco com o presidente da Lew Lara, Luís Lara. Ambos falaram sobre a carga tributária brasileira e como isso impacta na realização de negócios.

Vale lembrar que outros dois pré-candidatos ao Planalto estiveram na Sala Golden Hall no dia 5 de junho. Flávio Rocha participou do Café-da-manhã dos presidentes; e João Amoêdo do almoço de homenagem aos finalistas do Prêmio Lojista Alshop.

 

Conteúdo técnico

Mas a discussão sobre o varejo e as melhores estratégias para o setor nunca ficam de fora do Congresso Brasilshop. O Pilar “Varejo e Franquias” contou com quatro palestras. Na primeira, o tema foi “Lifestyle e Bem Estar”. Em pauta, o crescimento das oportunidades relacionadas ao estilo de vida de brasileiros e as dicas de empresas que estão surfando essa onda. Participaram desse painel Emiliano do Amaral (Armazem Cerealista), Breno Cesar (Sport Nutrition Center) e Vitor Urban (Assential Nutrition).

Em seguida, o especialista George Homer, da GH e Associados, mediou um painel sobre Layout e Visual Merchandising. Ao lado de Brian Drummond (Mahogany) e André Gavioli (CVC), mostraram como o visual atraente, o design bem planejado e alguns detalhes contribuem para atrair e fidelizar clientes.

Murilo Pietrovisk (GrandVision By Fotótica), Marco Militelli (Militelli Business Consulting) e Marcelo Cordovil Moutinho dos Santos (Mania De Churrasco) debateram sobre a importância do branding. E, também, como o “nome” não é suficiente para manter o sucesso de uma marca no painel “Não é só o Nome”.

O apresentador da Record TV, Eduardo Ribeiro, mediou o debate sobre “Segmentos em Expansão”. Enfatizando as oportunidades do setor de serviços, estavam Viviane Pio (CVC Viagens) e Fábio Roth (5àSec).

A tecnologia também fez parte do pilar Varejo e Franquias. Douglas Joaquim (Smart Fit), Marco Vidal (Arezzo) e Mario Almeida (Totvs) falaram sobre as ferramentas disponíveis no mercado e como elas contribuem para o sucesso dos pontos de venda físicos.

Foi de grande valia participar desse Congresso”, avalia Fabiana Gatto. Surpresa com o formato de palestras paralelas, ela conta estar em processo de compra de uma franquia e gostou da oportunidade de conhecer mais especificidades de outras marcas. “Ouvir e saber como é cada processo, mesmo de forma macro, acaba nos dando uma dimensão do que precisamos e podemos fazer”, diz. “Acredito que a franquia é, hoje, a melhor maneira de investir, pois já temos a marca estruturada, estabelecida no mercado e com uma assistência a nós que estamos começando sempre vamos precisar”, ressalta a investidora.

Deixar uma resposta